segunda-feira, 15 de março de 2010

Elogios

Começo perguntando-me: Por que elogios nos satisfazem?

Para tentar obter uma resposta, escolho a palavra-chave que considero como ponto de partida: ego.

Ego é algo inerente ao ser humano, intrínseco em sua personalidade. Ele, de certa forma, nos traz a noção de quem somos.

Segundo o Wikipédia, "O Ego representa um conjunto de idéias, vontades e pensamentos que movem a pessoa e desenvolvem a sua perspectiva diante da sua própria vida. É a experiência que o indivíduo possui de si mesmo." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ego)

Se o pensamento é algo que pertence a nós mesmos, em nossa intimidade, assim como as idéias e as vontades, então é algo que pertence à pessoa, que domina o seu Eu.

Quando somos elogiados por algo que fazemos, o domínio que temos sobre nossos atos é reconhecido publicamente, e isso afaga a perspectiva de nossa importância para o mundo. Sentimo-nos bem, nossa auto-estima se eleva, há conforto na vida, e podemos até ter a impressão de que permaneceremos assim por um bom tempo. É como se alguém nos fizesse um carinho, um "cafuné" em nossos pensamentos.

O contrário ocorre, quando recebemos uma crítica negativa, a qual se configura como um verdadeiro incômodo, ou, exemplificando, um "soco na barriga".

O elogio nos dá a força de vontade para continuarmos em determinada empreitada, ou simplesmente nos mostra um reconhecimento de algo que contemos. É essencial ao ego, desde que não seja valorizado em demasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por trocar idéias comigo!

Leia também: