segunda-feira, 1 de março de 2010

Mundo em mutação, e eu com minhas rugas...


Depois de anos de especulação acerca da extinção do "trema" na gramática da língua portuguesa, hoje temos a certeza do seu enterro, pela reforma ortográfica.

E pensando nisso, senti-me velha. Assim, estou, quando em anos anteriores presenciei algo, que simplesmente se esvaiu da escrita cotidiana. O hábito de tantos anos lendo e escrevendo palavras que, a partir de deste ano, mudarão de regra, por si só conduz àquela sensação de que "presenciei um fato na história da língua portuguesa que não mais voltará a ocorrer".

Certamente o mesmo deve ocorrer com as pessoas que escreviam "pharmácia", "annúncio", "prohibir", "acção", ou, entrando no âmbito histórico, que vivenciaram a ditadura militar, a segunda guerra mundial, e hoje nos contam como era tudo em seu tempo de juventude.

Não passei por situações marcantes, enquanto consciente de mim mesma (o Impeachment de Collor não conta, pois não me recordo do fato, por ser criança). Então, que tenho eu a contar hoje, além da queda do "trema"?

Essa foi a primeira consciência das mudanças no mundo em que vivo, mundo este que me trouxe outras alterações mais: aposentadoria do disquete pelo CD-ROM; do walkman e discman pelo Mp3 Player; do videocassete pelo DVD Player; da radiola pelo CD; da mochila Company pela Eastpak; da fotografia analógica pela digital; do cheque pelo cartão de crédito... E elas não se esgotam por aí.

Diferentemente da extinção do trema, porém, essas conversões foram gradativas e não me pegaram totalmente de surpresa. Fizeram parte de uma evolução constante e perene. Já naquele, foi decidido por convenção de que seria melhor a mudança, para uniformizar a língua portuguesa entre os países que a utilizam. Assim, por alguns gramáticos crerem que esse instituto se encontrava em desuso, acharam melhor e mais conveniente excluí-lo das nossas vidas.

Da minha vida ele não fugiu, pois continua em minha lembrança, nem que seja para eu me policiar em seguir as novas regras e não mais utilizá-lo nas palavras. E que integra no amadurecimento mental senão as lembranças? E uma lembrança, que leva a outra e mais outra, remete-me a minha "velhice" atual, através da análise de mais uma mudança do mundo enquanto vivo...

Um comentário:

  1. Rayssa, adorei seu texto. Parabéns!! Vc escreve muito bem, palavras bem colocadas e um texto que prende a atençao do leitor. Parabéns mesmo! Visitarei seu blog sempre. Abraços, Adriana.

    ResponderExcluir

Grata por trocar idéias comigo!

Leia também: